Seminário “Desafios para uma sociedade sem idadismo”
#idadismoNão
O MOVIMENTO SOCIEDADE SEM IDADISMO foi criado em 24 de agosto de 2024. Para comemorar seu primeiro ano, irá realizar o seminário “Desafios para uma SOCIEDADE SEM IDADISMO”, com palestras que abordarão os desafios que se colocam diante do movimento para que possa causar uma mudança na sociedade brasileira quanto a essa prática ainda tão estrutural. Jovens e pessoas idosas sofrem, de forma constante, com as discriminações em função da idade. Somos uma sociedade que envelhece, mas que ainda não trouxe esse fato para o palco. São alarmantes os índices de violência praticada contra pessoas idosas, assim como alarmantes são os índices de jovens e pessoas idosas que atentam contra a própria vida. Precisamos mudar esse quadro. Jovens e pessoas idosas precisam estar juntos (intergeracionalidade) na luta por um futuro com dignidade. Os jovens de hoje serão as pessoas idosas de amanhã.
O Seminário
Idealizado para comemorar o 1º aniversário do Movimento Sociedade Sem Idadismo, o seminário procurou abranger, nas palestras, os desafios que se impõem no combate ao idadismo.
A abertura foi realizada por Adeli Sell, seguido da fala “Por que Idadismo”, apresentada por Luiz Afonso Alencastre Escosteguy. Logo após, o presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado, Adão Pretto Filho, apresentou as questões relativas às políticas públicas.
A seguir, as apresentações, fotografias e a gravação da transmissão realizada.
A apresentação da Anair Mello é provisória e apresenta alguns resultados da pesquisa que ela realizou com seus alunos do Curso de Psicologia. Não deve ser utilizada como fonte de referência em outros estudos/pequisas. Os resultados finais, quando prontos, serão publicados em revista especializada e aqui.