Você conhece este termo: Depressão Sazonal? Ela não é muito conhecida, normalmente as pessoas confundem com falta de motivação, preguiça, acomodação, apatia.

     Mas pode tornar-se uma depressão potencializando a distimia que vinha sendo dissimulada por mau humor e anedonia, afastando pessoas e tornando inviável o processo de melhora, pelo afastamento de amigos e familiares, cansados de conviver com tamanha indisponibilidade.

     O clima durante períodos de inverno com a falta de sol, dias nublados, chuva persistente e frio intenso leva pessoas ao isolamento social com a desculpa de que estão com frio ou com dores no corpo, estas causadas pela contratura muscular e a falta de mobilidade.

     Indivíduos em todas as faixas etárias estão pré-dispostos a sofrerem de depressão sazonal. No entanto, nos distímicos e idosos a prevalência é maior. As pessoas que sofrem de distimia se tornam, com o progredir da idade irascíveis e afastadas do convívio em sociedade.  

    Com a desculpa do frio e umidade, se recolhem em seus aposentos, e negam-se a sair da cama, da poltrona, da frente de aquecedores, tapadas com cobertores, toucas, pantufas e excesso de roupas, negam-se a atividades saudáveis, a encontros, saídas e ao que poderia trazer algum estado de humor mais saudável.

     Sabe-se que a inércia é, sob certo ponto de vista, confortável. Temos direito a momentos de recolhimento, nada melhor que um chocolate quente, uma sopinha em frente à lareira ou estufa. Mas conforto e acomodação têm limites, ou seja, porque é agradável não podemos ficar presos em casa sem atividades sociais ou físicas.

     Para a pessoa idosa então as dificuldades se tornam maiores em decorrência da imobilidade; problemas nas articulações, contraturas musculares, obesidade, hipertensão arterial, diabetes e limitações cognitivas.

     Importante alertarmos as pessoas que convivem com idosos sobre a eficácia dos exercícios físicos e contato social para prevenção da depressão e outras dificuldades orgânicas. Exercícios diários de alongamento, preferencialmente ao acordar; caminhadas em casa ou num local fechado nos períodos muito frios, no mínimo quinze minutos por dia; dança e canto, conversas, debates, sobre filmes ou livros, contação de histórias incentivam o contato humano.

    Orientações válidas a todas as faixas etárias, lembrando que a preguiça desta época do ano, pode realmente levar à depressão sazonal, que poderá ser agravada por um Transtorno Depressivo mais grave. Em casos mais resistentes de recolhimento e dificuldade de aceitação, aconselha-se acompanhamento psicológico e até medicamentoso, de acordo com a gravidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.